FC Porto limpa balneário e mira estrela do Sporting
O voleibol feminino do FC Porto vive um verão de mudanças. Depois de confirmada a saída de oito atletas, a equipa orientada por Miguel Coelho começa a ganhar forma para a nova temporada. O treinador renovou contrato por mais um ano e já tem garantida a continuidade de seis jogadoras-chave.
A capitã Joana Resende lidera o grupo que permanece. Aos 34 anos, vai para a sua sétima época ao serviço do FC Porto, onde já conquistou quatro campeonatos nacionais, uma Taça de Portugal, quatro Supertaças e uma Taça Ibérica.
Victória Alves, zona 4 brasileira e melhor pontuadora da última época (506 pontos), também renovou, tal como Lila Durão, que após uma temporada de lesão foi a jogadora mais utilizada em 2024/25.
Shainah Joseph, oposta canadiana que chegou em novembro, marcou 301 pontos em apenas 25 jogos. As jovens Ana Rui Monteiro e Bruna Correia, com 20 e 21 anos respetivamente, são vistas como apostas de futuro e vão continuar no plantel.
Com o núcleo base assegurado, o FC Porto prepara-se agora para reforçar o grupo. O nome mais falado é o da montenegrina Saska Durovic, central do Sporting CP e uma das melhores jogadoras da Liga na época passada. Com 23 anos, foi a melhor servidora do campeonato, com 40 ases, e pode ser o primeiro grande reforço azul e branco para 2025/26.
A reconstrução está em marcha no Dragão. Depois de um terceiro lugar na última Liga, o objetivo passa por voltar à luta pelos títulos e marcar presença nas decisões.